quinta-feira, 24 de junho de 2010

"A Matemática"

Fernando Becker em seu livro Revisitando Piaget(1999) escreve:

Galileu dizia que o mundo fora criado em linguagem matemática: era preciso que o homem aprendesse matemática para compreender o mundo. O sentido profundo dessa afirmação é o de que: ou o homem é um ser matemático, ou não é homem; ou aprenderá matemática, ou não será homem.

Se não levarmos em conta as diferenças - matemática aprendida em vez de matemática construída, por exemplo, entre as concepções de "matemática" de Galileu e de Piaget,poderemos dizer que este afirma, fundamentalmente, a mesma coisa. Para Galileu, o homem se torna matemático na medida que aprende matemática; para Piaget, o homem se faz matemático na medida em que constrói matemática como conteúdo, mas sobretudo como estrutura. Para ambos,a matemática constitui condição fundamental para a compreeensão do mundo e até condição ontológica do ser humano.

Para Piaget, ser humano implica ser matemático; tornar-se humano é tornar-se matemático, ou melhor, lógico -matemático no sentido qualitativo e quantitativo, portanto matemático no sentido amplo.(pág: 22)(...)

Por que um ser humano chamado aluno sente tamanha aversão, raiva, ódio, mal estar, desconforto, sensação de vazio, de ausência de significado, reação de fuga, frente às matemáticas?(...) esses sentimentos não podem ser naturias. Foram, certamente, aprendidos. Isso é produzido socialmente.(pág:46)

**Este texto foi encontrado no site: http://proavirtualg31.pbworks.com/Preconceito%20na%20Matem%C3%A1tica

>>> Este texto não é meu....Eu estava navegando na internet... e o encontrei... Mas se pensarmos bem... o que ele diz...tem sentido...poís como podemos ter aversão a uma coisa que faz parte de nossas vidas...que esta ao nosso lado...em tudo que fazemos!?.... Esse é o grande dilema da Matemática...ser tão importante...e ao mesmo tempo... tão mal compreendida!!!...

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